Blog

Sabrina Parlatore usou equipamento que reduz a queda de cabelo em pacientes com câncer

Sabrina Parlatore usou equipamento que reduz a queda de cabelo em pacientes com câncer

Farmacêutica acredita que o paciente mantém o senso de controle ao ter a possibilidade de manter seu cabelo durante a quimioterapia.

Leia a matéria completa e a entrevista com Sabrina Parlatore.

 

A perda de cabelo é, sem dúvida, o efeito colateral mais traumatizante para os pacientes de câncer, porque ela mexe com a autoconfiança e a autoestima de cada um deles. Quem já teve ou conhece alguém que tenha tido a doença, sabe que até mesmo após seis meses do término da quimioterapia ela continua a ser lembrada devido a perda capilar.

O Orbis Scalp Cooler é um equipamento hospitalar que resfria o couro cabeludo, possibilitando a redução da queda de cabelo em pacientes com câncer submetidos a tratamento quimioterápico. O IBSP conversou com Clara Maimon, farmacêutica responsável técnica pelo equipamento Orbis Scalp Cooler.

IBSP Manter o cabelo é uma forma de o paciente ter o senso de controle diante da doença?
Clara Maimon – Sim, o paciente mantém o senso de controle ao ter a possibilidade de manter seu cabelo durante a quimioterapia.

IBSP Evitar a queda de cabelo aumenta a autoestima do paciente com câncer?
Clara Maimon –
Claro! O paciente consegue manter suas rotinas diárias, sem a constante lembrança da doença, para si mesmo e para todos que estão à sua volta.

IBSP Deixa o paciente mais confiante para o tratamento do câncer?
Clara Maimon –
O paciente se mantém confiante durante a quimioterapia. Ao manter o cabelo, tem a opção de contar que está passando pelo tratamento para quem ele quiser, e não ser estigmatizado por todos que o veem na rua.

IBSP Por que resfriar evita a queda capilar durante a quimioterapia?
Clara Maimon –
A quimioterapia tem como alvo células de rápida divisão celular. O cabelo possui rápida divisão celular e, por isso, a quimioterapia causa a queda de cabelo.

O resfriamento do couro cabeludo reduz a temperatura do couro cabeludo antes da administração da quimioterapia, durante e após o término da infusão da droga.

Isso reduz o fluxo sanguíneo aos folículos capilares, podendo prevenir ou minimizar a queda de cabelo.

IBSP O resfriamento faz a sensação de frio ser intensa. Existe algum risco?
Clara Maimon –
Os primeiros 15 minutos podem causar intensa sensação de frio, principalmente se a touca tem contato com a pele do paciente. Após esse período, o paciente se acostuma com a temperatura.

O uso do equipamento é contraindicado em casos de câncer hematológico, alergia à frio, irradiação do crânio e metástase no couro cabeludo.

IBSP Ou seja, o Sistema Paxman de Prevenção à Queda de Cabelo é seguro do ponto de vista de segurança do paciente?
Clara Maimon –
A Paxman Coolers é a fabricante líder de mercado no mundo, e comercializam o sistema desde 1998. Hoje, existem mais de 2.000 unidades em uso em 60 países, e 900 apenas no Reino Unido.

Existem diversos estudos clínicos publicados em renomadas revistas comprovando a eficácia do sistema e a tolerância dos pacientes durante o uso.

Dessa forma, o sistema é muito seguro e eficaz.

Fonte: IBSP.